Poetas essenciais é a coleção de livros de poesia da editora Laranja Original.
A C O L E Ç Ã O
A Laranja Original é uma editora de São Paulo com poucos anos de vida, mas com um catálogo que se expande rapidamente. Nós os conhecemos numa Bienal do livro e ficamos impressionados com a importância que eles davam ao design gráfico dos seus livros, mesmo para tiragens baixas.
Eles nos procuraram no início de 2017 com uma encomenda muito especial: criar a primeira coleção da editora, a Coleção Poetas Essenciais.
O pedido era para que criássemos um projeto que fosse neutro o suficiente para caber vários assuntos mas que afirmasse a identidade da editora recém-criada de alguma forma.
P R O J E T O D E C A P A
Nosso projeto para essa coleção começou pela capa. Nos baseamos na identidade visual da editora, criada pela CLDT, que tem um círculo entre as palavras "laranja" e "original" para construir um grid de "laranjinhas".
Esse grid é composto por 11 x 11 bolinhas em relevo baixo, sendo batido um mesmo clichê em todos os volumes da coleção. A identidade de cada título surge da escolha cromática de cada um, sendo sempre preto mais outra cor, e do desenho formado pela impressão desses tons sobre o relevo de bolinhas.
Para cada volume, uma interpretação — ora mais abstrata, ora mais formal — do título ou do conteúdo do mesmo: um jardim definido por uma horizontal, ondas do mar como uma calçada carioca, uma torre em formato de T invertido, ou simplesmente a representação gráfica da sequência numérica 4-4-3-3 que compõe a maior parte dos sonetos.
O título de cada livro vem sempre em preto na fonte Gilroy, de Radomir Tinkov, e o nome do autor, na mesma fonte e peso na cor característica de cada volume.
A capa é essencialmente branca — exceto a lombada, que é sempre colorida — com duas grandes orelhas onde se apresenta o livro e a biografia de cada autor.
P R O J E T O D E M I O L O
O projeto do miolo surgiu da capa e cada livro segue a mesma tonalidade escolhida para o lado de fora também do lado de dentro, mas agora sobre papel pólen bold.
O primeiro e o último caderno, onde se encontram o prefácio, a epígrafe e o índice de poemas, são impressos em duas cores e, os demais, somente em preto.
A fonte do texto que escolhemos para os poemas é a Greta, uma serifada da Typotheque desenhada por Peter Biľak.
A variação entre os diversos volumes se dá de acordo com o conteúdo de cada um. Alguns poetas usam títulos, outros não, alguns dividem os poemas em partes e outros seguem sem parar do início ao fim. Nosso projeto tentou prever tais variações criando estilos apropriados a cada caso.
Q U E S T Õ E S D E P R O D U Ç Ã O
A tiragem dos livros dessa coleção foi bastante definidora desse projeto. Quando começamos a pensar em tudo, imaginamos que fôssemos imprimir em offset, o que nos possibilitaria imprimir de forma relativamente barata com cores especiais.
No entanto, por uma questão mais de estoque do que de custos, a editora decidiu imprimir os livros em gráfica digital. Isso fez com que algumas decisões nossas tivessem que ser adaptadas ao novo contexto.
A princípio, prevíamos um papel especial para a capa, mas como a gráfica não topou, acabamos fazendo num papel offset com laminação soft touch.
No entanto, a paleta de cores foi o que mais sofreu nessa transição de técnicas, já que não pudemos mais usar pantones. Para driblar eventuais problemas, imprimimos uma cartela teste de combinação de cmyk na Índigo da gráfica e escolhemos os tons que tinham melhor resultado na impressão, ou seja, que cobriam melhor e não manchavam.
O resultado foi surpreendentemente bom e permitiu à editora imprimir os livros em pequenas tiragens reimprimindo de acordo com a demanda, economizando espaço de estoque e armazenamento.
F I C H A T É C N I C A