Wes Anderson é um diretor de cinema norteamericano e foi o tema da minha festa de 25 anos.
Nos meus aniversários tenho alimentado o costume de oferecer um brinde aos convidados que forem fantasiados de acordo com o tema da festa. Na primeira ocasião, o tema era Churrasco Vampiro e o brinde foi um vinho tinto com o rótulo personalizado por mim. Nessa segunda festa, o tema era Wes Anderson e sua filmografia.
Esses brindes tendem a ser muito simples pelo fato deles sempre terem que ser feitos meio de última hora, o que acaba atribuindo a eles uma simplicidade formal e estética que têm me agradado muito.
P R O J E T O
O conjunto de pôsteres, cada um com o título e o ano dos filmes lançados por Anderson, forma a obra completa do diretor e usa como ferramenta apenas dois elementos: a fonte Futura, que é presença constante na obra do diretor e um par de cores relacionadas à direção de arte do filme em questão.
Após estabelecer um padrão de posicionamento e tamanho destas informações, a única decisão que me coube foi a escolha cromática. Assim, o que dá a cara do cartaz é justamente a imagem que o título do próprio filme gera escrita em Futura Bold. Desta forma, tentou-se eliminar qualquer tipo de interpretação do filme — ao escolher um ícone, uma cena, um personagem etc — e se limitar a decidir apenas as informações que são necessárias para que um cartaz de filme tome forma: tipografia e cor. E, mesmo para essas decisões, tomá-las emprestadas dos próprios filmes.
P E S Q U I S A
De certa forma este conjunto de pôsteres representa uma busca que venho fazendo no campo do design gráfico: um projeto que existe apenas para amparar a real informação a ser divulgada, no caso, o título do filme.
Ao se decidir uma constante, a fonte utilizada, e escrever diversos títulos da mesma forma, a vontade é que o texto se expresse quase que por si e o design se afaste de uma disciplina ensimesmada para se aproximar de um serviço à qualquer informação que necessite ser bem apresentada.
F I C H A T É C N I C A