Joice & Vinicius são grandes amigos que se casaram em setembro de 2017 e nos convidaram para fazer a identidade visual gráfica deste memorável dia.
T E X T O  
H A N N A H  U E S U G I

I M A G E N S  
H A N N A H  U E S U G I ,  P E D R O  B O T T O N  &  C A N V A S  A T E L I Ê  F O T O G R Á F I C O
J & V

Nosso primeiro desafio foi o de abraçar o sonho do casal e entender o que eles estavam planejando para o grande dia, meses antes de tudo acontecer.

Logo percebemos que noivos e noivas em geral têm muitos desejos prévios já que planejam, se programam e passam anos sonhando com todos os detalhes, tendo à disposição uma infinidade de referências sobre o assunto na internet.

Nossos amigos não eram diferentes. Eles nos mostraram muita coisa, ainda mais por saberem que nós não estávamos exatamente alinhados com a estética vigente das cerimônias de casamento e, apesar de quererem nossa linguagem gráfica, não se sentiam tão a vontade assim de abandonar alguns signos tradicionais desse tipo de celebração.

Nós tentamos encontrar o meio termo entre o tradicional — usando símbolos clássicos de casamento: monogramas, fontes manuscritas, flores e adornos — e a nossa vontade de buscar uma linguagem mais contemporânea para tudo isso.

O uso da cor verde surgiu logo no início, junto com a ideia de termos imagens de plantas, já que era um desejo de todos relacionar a identidade do casamento ao fato de a festa acontecer num haras, em meio à natureza.

A princípio, tentamos uma combinação mais ousada com rosa, mas os noivos não aprovaram e acabamos adotando o verde e o dourado como dupla cromática — com o primeiro, servindo de fundo, e o texto sempre impresso em dourado.

Além disso, criamos um monograma com as iniciais do casal, com o qual posteriormente fizemos uma chancela de relevo seco e um carimbo que serviram para personalização de baixo custo de diversas peças como etiquetas, embalagens, envelopinhos para lenço de papel e saquinhos com arroz.

C O N V I T E  V I R T U A L

Meses antes da festa acontecer, muito antes das peças gráficas começarem a ser produzidas, os noivos nos pediram um convite digital para ser enviado por email ou whatsapp.

Nós já tínhamos algumas pré-definições de como seria a identidade, e resolvemos criar um gif animado com as informações básicas sobre a celebração usando as cores verde e dourado e fotos de flores ao fundo.

O  P R E S E N T E  D O S  P A D R I N H O S

O convite dos padrinhos foi a primeira peça gráfica a ser impressa. A esta altura, nós já havíamos definido a identidade visual do casamento como um todo, mas antes de partirmos para a produção dos convites propriamente ditos, vieram os convites especiais dos padrinhos.

A ideia dos noivos era a de presenteá-los com algo original que representasse o amor e a importância desse momento a ser compartilhado com os amigos mais próximos, mesmo antes da festa acontecer. Nós sugerimos então que o presente fosse um cartaz emoldurado que levasse o amor para as paredes dos padrinhos e madrinhas, já seguindo a identidade visual do casamento.

Os versos escolhidos foram extraídos de um poema de Carlos Drummond de Andrade, o poeta brasileiro favorito dos noivos, e a impressão foi feita em serigrafia — tintas verde e dourada — sobre papel canson amarelado, com tiragem limitada de 30 exemplares. 15 foram para os padrinhos e 15 foram disponibilizados posteriormente para compra pelo site da mini editora.

O  C O N V I T E

A peça gráfica principal de todo casamento é o convite. É por meio dele, que todos os convidados entram em contato oficialmente com a festa dias antes dela acontecer. Por isso, foi este item que nos guiou desde o início na concepção da identidade visual.

Nele, aparecem todos os elementos do nosso projeto: a divisão do papel na horizontal, as fotos das flores em vista superior e frontal, o fundo verde, o texto dourado, o monograma no envelope e a fonte adornada.

A delicadeza extra da peça ficou por conta da transparência do envelope e do convitinho individual, que foram impressos em jato de tinta sobre papel vegetal e costurados um a um pela mãe do noivo.

A impressão de cada uma das peças do casamento teve sua especificidade, sendo adotada a técnica mais de acordo com a necessidade de cada caso. 

O convite foi uma decisão inusitada, que buscou na técnica um efeito mais contemporâneo. Como nós gostaríamos de imprimir cores especiais — verde e dourado — e a tiragem dos convites era relativamente baixa, decidimos imprimir em risografia, técnica que nos permitia utilizar tinta com efeito metalizado a um custo relativamente baixo se comparado à serigrafia, por exemplo. Esse tipo de impressão é um pouco menos preciso, e foi justamente essa imprecisão que nos pareceu ofertar um charme contemporâneo a nossa peça.
 
O papel escolhido pelos noivos foi um Markatto Finezza, com textura levemente listrada, que colaborou com o efeito da tinta falhada da impressão reticulada da riso, que nos agradou muito desde o princípio.

O  S I T E  D O S  N O I V O S

Os noivos também nos pediram para personalizar o site do casal. Nossa primeira intenção era a de criar um site do zero, de acordo com as necessidades pessoais deles — incluindo confirmação de presença online, lista virtual de presentes, áreas informativas sobre a cerimônia etc. —, mas logo percebemos que todos esses processos já estavam relativamente resolvidos nas plataformas próprias para esse fim e, por se tratar de um site temporário com tempo de vida restrito a poucos meses, acabamos resolvendo partir de um um site pronto.

Nossa tarefa então foi a de personalizar o máximo possível o site do iCasei, trazendo o layout para o universo estético que propusemos para todas as outras peças do casamento.

N A  F E S T A

As últimas peças, no entanto, só puderam ser vistas no grande dia. Sobre todas as mesas dos convidados, havia o cardápio do jantar que seguia a identidade visual das outras peças, mas agora com folhas de manjericão. E na mesa de doces, as plaquinhas lembravam as cores da decoração.
F I C H A  T É C N I C A

CASAL 
JOICE & VINICIUS   

IDENTIDADE VISUAL 
HANNAH UESUGI & PEDRO BOTTON

IMPRESSÃO DO CARTAZ  
ESTÚDIO ELÁSTICO   

MÉTODO 
SERIGRAFIA 2X0 CORES

PAPEL 
CANSON CREME 200G/M²   

TIRAGEM 
30 EXEMPLARES

IMPRESSÃO DO CONVITE 
RISO TROPICAL   

MÉTODO 
RISOGRAFIA 2X1 CORES

PAPEL 
MARKATTO FINEZZA NATURALE 170G/M²   

TIRAGEM 
200 EXEMPLARES

IMPRESSÃO DOS ENVELOPES E MENUS 
JATO DE TINTA 4X4 CORES

PAPÉIS 
VEGETAL 140G/M² E CANSON CREME 180 G/M²   

TIRAGEM 
200 E 50 EXEMPLARES

FONTES 
GEOTICA E MR EAVES   

ANO 
2017